A INFORMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO prfª Noely H. M. Santana

Projeto


-->
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP/MT
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SADAO WATANABE



PROFª NOELY HERMES MEURER SANTANA



BLOG:
A INFORMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO


Projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe no ano de 2013



SINOP/MT
2013


INTRODUÇÃO


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem desempenhado papel fundamental na maneira como tem ocorrido à construção do conhecimento na atualidade.
Sabemos que não é fácil conseguir integrar, de forma inovadora, as tecnologias em sua prática pedagógica tem sido o grande desafio encontrado por muitos educadores de nossa sociedade, visto que estes, considerados imigrantes digitais, não estão acostumados a lidar com a informação da forma como ela se apresenta a seus alunos, nativos dessa sociedade digital.
Por contar com Laboratórios de Informática conectados à Internet e de outros recursos tecnológicos e midiáticos, as escolas precisam-se incorporar dos conhecimentos trazidos por estes recursos, para assim poderem explorá-los pedagogicamente, trazendo para dentro da realidade atual, as experiências vividas cotidianamente pelos educandos dentro desse contexto.
Pensando desta forma, a elaboração desse projeto foi pautada para esse fim, para que disponibilizando dos recursos existentes, a escola possa introduzir em seu contexto, o uso dessas ferramentas, no caso aqui o BLOG.
MACHADO (2009) relata a utilização do Blog como:

Recurso pedagógico quando diz, “tão  importante  quanto  utilizar  os  Blogues  como  ferramenta  de publicação na web é transformá-lo num espaço para interações e/ou conversações entre todos.  Não  se  trata  de  se  tornar  apenas  uma  ferramenta  de  leitura  ou  escrita, mas, sobretudo,  uma  ferramenta  que  incentive  a  interação  entre  os  aprendizes”.

        De acordo com o pensamento da autora a ideia dos Blogues em contextos educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio às aprendizagens, deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem, os  recursos  educacionais  e  aqueles  que  são,  supostamente,  os  mais  experientes  (os professores).
         Pensando assim é que surgiu a construção e/ou a reconstrução deste BLOG que foi construído em seis de agosto de dois mil e oito.
Portanto, com essa iniciativa o Blog será um grande aliado nas aulas no Laboratório de Inclusão Digital onde facilitará o acesso as atividades educativas propostas pela grade curricular da escola possibilitando os professores e alunos desenvolver seus potencias, bom como resgatar valores pessoais, culturais e sociais, fazendo-os mais conscientes de seu papel diante da sociedade, encontrando uma nova forma de descobrir o mundo.


OBJETIVOS


  • Reunir vários Links interativos, sugestões de atividades, filmes, fotos entre outros para facilitar o acesso dos alunos, professores e outros.

  • Divulgar os trabalhos realizados no Laboratório de Inclusão Digital da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe.

PROBLEMATIZAÇÃO

        O Laboratório de Inclusão Digital dispõe de Internet e atende diversas turmas de 1º a 6º ano do Ensino Fundamental e diante da demanda é necessário a utilização de vários Links para atender cada turma diferente.
       Pensando nisso é que se pensou em transformar este Blog em uma página onde serão reunidos os Links mais usados pelos professores, alunos e outros.

METODOLOGIA

        O Blog ficará disponível no Laboratório de Inclusão Digital para facilitar o acesso dos alunos, professores e outros nos Links diversos.


JUSTIFICATIVA


Cada vez mais os alunos estão mais motivados para as Tecnologias da Informação (TICs) e menos para os métodos tradicionais de ensino. Por isso, para cumprir a missão de formar os alunos, o professor deve adaptar seus métodos de ensino ás novas tecnologias (VILATTE, 2005 apud CRUZ, 2008).
Para Ponte, Oliveira e Varandas (2003 apud MACHADO, 2009) as TICs colaboram com o professor na criação de situações de aprendizagem que estimulam e favorecem a diversificação das possibilidades de aprendizagem.
Por contar com Laboratórios de Informática conectados à Internet as escolas precisam-se incorporar dos conhecimentos trazidos por estes recursos, para assim poderem explorá-los pedagogicamente.
Criado nos finais da década de 1990 por Jorn Barger (BARBOSA & GRANADO, 2004 apud CRUZ, 2008), o blog refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga, frequentemente atualizado com opiniões, imagens, etc (CRUZ, 2008).
Todavia, a necessidade de criar esse Blog, se deu por ser uma ferramenta de fácil utilização por parte de seus usuários, principalmente àqueles que ainda apresentam dificuldades ou pouca experiência no meio digital e sem qualquer conhecimento técnico adequado para lidar com esse recurso, facilitando a sua atualização, principalmente quando se refere ao uso pedagógico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BARBOSA, C. A. P. & Serrano, C. A. (2005) O Blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Relatório de pesquisa apresentado no 12º Congresso de Educação à Distância. Florianópolis. ABED. Disponível em: Acesso em Agosto de 2010.

GUTIERREZ, Suzana.
Blogs como ferramentas pedagógicas. Disponível em http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm. Acessado em 31/maio/2012.

MACHADO, Ana Cláudia Teixeira.
Utilização Do Blog Como Recurso Pedagógico. Disponível em http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/utilizacao-do-blog-como-recurso-pedagogico-950443.html. Acessado em 28/maio/2012.


Postado pela professora Noely Hermes Meurer Santana.

Nenhum comentário: