-->
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SINOP/MT
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SADAO WATANABE
PROFª
NOELY HERMES MEURER SANTANA
BLOG:
A
INFORMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Projeto desenvolvido na
Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe no ano de 2013
SINOP/MT
2013
INTRODUÇÃO
As Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) tem desempenhado papel fundamental na maneira
como tem ocorrido à construção do conhecimento na atualidade.
Sabemos que não é fácil conseguir
integrar, de forma inovadora, as tecnologias em sua prática
pedagógica tem sido o grande desafio encontrado por muitos
educadores de nossa sociedade, visto que estes, considerados
imigrantes digitais, não estão acostumados a lidar com a informação
da forma como ela se apresenta a seus alunos, nativos dessa sociedade
digital.
Por contar com Laboratórios de
Informática conectados à Internet e de outros recursos tecnológicos
e midiáticos, as escolas precisam-se incorporar dos conhecimentos
trazidos por estes recursos, para assim poderem explorá-los
pedagogicamente, trazendo para dentro da realidade atual, as
experiências vividas cotidianamente pelos educandos dentro desse
contexto.
Pensando desta forma, a elaboração
desse projeto foi pautada para esse fim, para que disponibilizando
dos recursos existentes, a escola possa introduzir em seu contexto, o
uso dessas ferramentas, no caso aqui o BLOG.
MACHADO (2009) relata a utilização
do Blog como:
Recurso pedagógico
quando diz, “tão importante quanto utilizar
os Blogues como ferramenta de publicação na
web é transformá-lo num espaço para interações e/ou conversações
entre todos. Não se trata de se
tornar apenas uma ferramenta de
leitura ou escrita, mas, sobretudo, uma
ferramenta que incentive a interação
entre os aprendizes”.
De acordo com o pensamento da autora a ideia dos Blogues em contextos
educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio às aprendizagens,
deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem, os
recursos educacionais e aqueles que
são, supostamente, os mais experientes
(os professores).
Pensando assim é que surgiu a construção e/ou a reconstrução deste BLOG que foi construído em seis de agosto de dois mil e oito.
Pensando assim é que surgiu a construção e/ou a reconstrução deste BLOG que foi construído em seis de agosto de dois mil e oito.
Portanto, com essa iniciativa o Blog
será um
grande aliado nas aulas no Laboratório de Inclusão Digital onde
facilitará o acesso as atividades educativas propostas pela grade
curricular da escola possibilitando os professores e alunos
desenvolver seus potencias, bom como resgatar valores pessoais,
culturais e sociais, fazendo-os mais conscientes de seu papel diante
da sociedade, encontrando uma nova forma de descobrir o mundo.
OBJETIVOS
- Reunir vários Links interativos, sugestões de atividades, filmes, fotos entre outros para facilitar o acesso dos alunos, professores e outros.
- Divulgar os trabalhos realizados no Laboratório de Inclusão Digital da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe.
PROBLEMATIZAÇÃO
O Laboratório de Inclusão Digital
dispõe de Internet e atende diversas turmas de 1º a 6º ano do
Ensino Fundamental e diante da demanda é necessário a utilização
de vários Links para atender cada turma diferente.
Pensando nisso é que se pensou em
transformar este Blog em uma página onde serão reunidos os Links
mais usados pelos professores, alunos e outros.
METODOLOGIA
O
Blog ficará disponível no Laboratório de Inclusão Digital para
facilitar o acesso dos alunos, professores e outros nos Links
diversos.
JUSTIFICATIVA
Cada vez mais os alunos estão mais
motivados para as Tecnologias da Informação (TICs) e menos para os
métodos tradicionais de ensino. Por isso, para cumprir a missão de
formar os alunos, o professor deve adaptar seus métodos de ensino ás
novas tecnologias (VILATTE, 2005 apud CRUZ, 2008).
Para Ponte, Oliveira e Varandas (2003
apud MACHADO, 2009) as TICs colaboram com o professor na criação de
situações de aprendizagem que estimulam e favorecem a
diversificação das possibilidades de aprendizagem.
Por contar com Laboratórios de
Informática conectados à Internet as escolas precisam-se incorporar
dos conhecimentos trazidos por estes recursos, para assim poderem
explorá-los pedagogicamente.
Criado nos finais da década de 1990
por Jorn Barger (BARBOSA & GRANADO, 2004 apud CRUZ, 2008), o blog
refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, cuja
informação está organizada da mais recente para a mais antiga,
frequentemente atualizado com opiniões, imagens, etc (CRUZ, 2008).
Todavia, a necessidade de criar esse
Blog, se deu por ser uma ferramenta de fácil utilização por parte
de seus usuários, principalmente àqueles que ainda apresentam
dificuldades ou pouca experiência no meio digital e sem qualquer
conhecimento técnico adequado para lidar com esse recurso,
facilitando a sua atualização, principalmente quando se refere ao
uso pedagógico.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA,
C. A. P. & Serrano, C. A. (2005) O
Blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem
colaborativa. Relatório de
pesquisa apresentado no 12º Congresso de Educação à Distância.
Florianópolis. ABED. Disponível em:
Acesso
em Agosto de 2010.
GUTIERREZ, Suzana. Blogs
como ferramentas pedagógicas.
Disponível em
http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm.
Acessado em 31/maio/2012.
MACHADO, Ana Cláudia Teixeira. Utilização Do Blog Como Recurso Pedagógico. Disponível em http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/utilizacao-do-blog-como-recurso-pedagogico-950443.html. Acessado em 28/maio/2012.
GUTIERREZ, Suzana.
MACHADO, Ana Cláudia Teixeira. Utilização Do Blog Como Recurso Pedagógico. Disponível em http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/utilizacao-do-blog-como-recurso-pedagogico-950443.html. Acessado em 28/maio/2012.
Postado pela professora Noely Hermes Meurer Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário